publicidade

sexta-feira, 9 de maio de 2014

ÉTICA E MORAL, O QUE É, O QUE SIGNIFICA, CONCEITO, DIFERENÇAS E RESUMO DO SIGNIFICADO

No contexto da Filosofia Moral e Ética possuem significados diferentes. A Moral está ligada aos costumes, tabus e regras enquanto que a Ética está ligada a análise e estudo dos valores morais que dão orientação ao comportamento humano perante a sociedade.
Esses dois termos possuem origem etmológica distinta. A palavra moral tem sua origem vinda do termo latino "morales", que significa que tem relação com os costumes.

Ciência da moral

O termo Ética deriva do grego "ethos" (caráter, modo ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A Ética serve para que aja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém seja prejudicado. Neste sentido, a Ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A Ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da filosofia, a Ética é   ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e seus grupos possuem seus próprios códigos de ética. Por exemplo, num país sacrificar animais para fazer pesquisas científica pode ser ético. Em um outro país, essa mesma atitude pode desrespeitar os princípios éticos ali estabelecidos. Aproveitando este exemplo, a ética nessa área de pesquisa é denominada bioética.



Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. neste sentido, podemos citar: ética médica, ética do trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a Ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato por ela praticado.

Moral

Moral é o conjunto de determinadas regras que são aplicadas no cotidiano e que são usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras dão orientação a cada um indivíduo, norteando assim, suas ações e seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, bom ou mal, certo ou errado.
Podemos dizer que, na prática, Ética e Moral tem finalidade semelhante pois até parecem a mesma coisa.
A conduta do homem, seu caráter, altruísmo, virtudes e como vai agir e se comportar na sociedade terão suas bases guiadas e construídas por ambas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário